top of page
como-plantar-batata-doce.jpg

Aptidões e Produções Técnicas

Propagação e Melhoramento genético: potenciais usos da batata doce: alimentação humana (mesa e indústria), alimentação animal,  produção de etanol e como planta ornamental.

e507e52f15f6dcaa8a5b29f3ec880bf5_XL.jpg

01

Alimentação humana

A batata-doce é uma hortaliça de grande importância na dieta dos brasileiros, fazendo parte da culinária tradicional do Brasil, em toda a sua extensão, da produção para o autoconsumo até o processamento industrial de formas diferenciadas. Em sua composição destacam-se as folhas ricas em proteínas e a polpa das raízes tuberosas ricas em carboidratos, betacaroteno (precursor da vitamina A), vitaminas C, do complexo B e E, além de potássio, cálcio e ferro, bem como antioxidantes, nas raízes de polpa roxa e alaranjada. Além de uma excelente fonte de energia, vitaminas e minerais, também é um alimento de promoção da saúde já que seus compostos bioativos atuam na prevenção de doenças crônicas.

02

Alimentação animal

A batata-doce apresenta um grande potencial de produção de biomassa na forma de ramas, que podem ser aproveitadas na alimentação animal devido ao seu valor nutritivo, podendo ser utilizada na forma fresca, silagem e como feno, surgindo como alternativa aos produtores para suprir a demanda por alimentos forrageiros em épocas críticas do ano.

WhatsApp Image 2022-09-05 at 09.08_edited.jpg

03

WhatsApp Image 2022-09-01 at 16.51.30.jpeg

Produção de etanol

A batata-doce é uma das plantas com maior capacidade de produção de amido no tempo e espaço, tornando-a altamente eficiente na produção de energia. Desta foram, esse amido pode ser quebrado por processo enzimático e a partir de então a obtenção de etanol. Uma tonelada de raiz de batata-doce pode produção de 125 a 200 litros de etanol. A se considerar a capacidade produtiva da cultivar a se utilizar, essa produção pode chegar a mais de 10 mil litros por hectare.

FOTOS:  Prof. Ildon Rodrigues do Nascimento

04

Ornamentação

A variação de características morfológicas como recortes de folhas e colorações diversas, garante a cultura um apelo paisagístico. A estética harmoniosa de parte aérea, ramas, folhagens e flores, possibilita acrescentá-la ao paisagismo como forma de colorir e diversificar os jardins. Planta versátil e multifuncional no paisagismo, pode ser utilizada em arranjos de flores, envazadas ou canteiros de jardim.

image.jpg
bottom of page